Principais tecnologias para controle de acesso e segurança do condomínio

No dia a dia de um condomínio, muitas pessoas circulam pelas áreas comuns, desde moradores e visitantes até entregadores de delivery e prestadores de serviço de reparo, então é imprescindível ter meios para gerenciar toda essa movimentação, evitando situações indesejadas.

O sistema de controle de acesso é essencial para garantir a segurança de um condomínio. Quando gestores, funcionários e moradores têm conhecimento e controle sobre o que acontece dentro e fora do condomínio, o risco de ocorrerem situações que ameacem a integridade do patrimônio e principalmente dos moradores cai drasticamente.

Os sistemas de controle de acessos para condomínios realizam o registro e o gerenciamento detalhado de todo o fluxo de pessoas e veículos por meio do uso de dispositivos de identificação de alta tecnologia, seja por leitores de chaveiro (tag), controle remoto, impressão digital ou até mesmo por reconhecimento facial e leitura das placas dos veículos. Toda movimentação é registrada. É possível identificar, por exemplo:

  • Qual morador entrou no condomínio
  • Qual morador liberou o acesso do visitante e por qual entrada
  • Qual tipo de identificação de acesso
  • Data e horário do acesso e qual porta foi liberada
  • Histórico de acessos com imagens e até áudio da autorização de acessos
  • Liberação ou autorização prévia para prestadores de serviços
  • Identificação do visitante com foto e documento

O sistema permite ainda o cadastro detalhado dos moradores com fotos, placas de veículos, históricos de acesso e outras informações, facilitando a identificação dos moradores por parte do funcionário da portaria do condomínio ou portaria remota.

Os acessos de pedestres podem ser realizados por meio de vários métodos de detecção, chaveiros de aproximação, impressão digital, aplicativo ou reconhecimento facial de acordo com as necessidades do condomínio.

Os sistemas de controle de acessos provenientes de identificação por senhas, são em geral pouco eficazes no que diz respeito a segurança, já que a senha de um usuário pode ser fácilmente vazada ou até mesmo descoberta no momento que está sendo utilizada. (Não recomendamos).

Além de proporcionar um acesso rápido e protegido, o sistema também possibilita a liberação aos prestadores de serviço a determinada área em dias e horários específicos, ou restrição às áreas comuns do condomínio (como piscina, salão de festa e academia) para moradores com alguma inadimplência, por exemplo.

Cuidado!… muitas empresas estão instalando sistemas de controle de acessos com cartão ou chaveiro de proximidade, sem os devidos cuidados e procedimentos técnicos, e com isso pode transformar a sua segurança em uma grande dor de cabeça, pois com a liberação descontrolada dos chamados “Tag’s”, sem ter o controle de quem está ou até mesmo o registro, é como se tivesse várias cópias de sua chave sem saber com quem estão! (Não recomendamos).

Para aumentar a segurança do condomínio é necessário garantir a proteção do acesso de veículos. Pensando nisso, existem algumas opções para que esse tipo de controle seja feito de maneira prática e sem riscos. É possível apenas colar um discreto adesivo no para-brisa do automóvel, que o portão se abre automaticamente quando o veículo do morador se aproxima da garagem.

O morador pode optar também por realizar a abertura do portão através de um controle remoto, que possui tecnologia anticlonagem. Existem dispositivos no mercado conhecidos como “chupa-cabras”, feitos para “clonar” controles remotos. Com esses “chupa-cabras”, uma pessoa mal-intencionada pode copiar o equipamento de alguém que esteja acessando a garagem, bastando que esteja próxima do portão, e pode mais tarde invadir o condomínio. Diferentemente da maioria dos controles remotos para portão disponíveis no mercado, Utilizamos um sistema que é imune a tentativas de clonagem graças ao seu projeto diferenciado.

O sistema de reconhecimento de placa é um recurso inovador operado através de uma câmera especial que vai proporcionar maior controle para o espaço do seu condomínio, seja ele um estacionamento ou alguma área onde há vasto trânsito de veículos.

Basicamente, o sistema de reconhecimento de placas funciona através de uma câmera especial que é instalada e posicionada de modo que possa focar a parte frontal do veículo. A câmera é integrada à softwares de gerenciamento.

No momento em que o veículo para em frente, esta câmera será acionada e em segundos fará a leitura da placa, informando o sistema e liberando ou restringindo o acesso ao ambiente.

Deixe uma resposta